domingo, 24 de outubro de 2010

ARTE E IDENTIDADE CULTURAL

No segundo semestre de 2010, a disciplina de Arte voltou-se para as manifestações populares, tradições e cultura marajoara como forma de resgatar nossa identidade. Cada serie, de 6ª a 8ª, ficou responsável em desenvolver um trabalho de pesquisa e produção, abordando cada uma delas seus respectivos temas:
  • 6ª Série: Cerâmica Marajoara.
  • 7ª Série: Boi Bumbá.
  • 8ª Série: Lundun Marajoara.
A turma 601 da Escola D. Pedro I, realizou no dia 20 de setembro uma excursão ao Centro Cultural "Curimbó", sobre supervisão do Profº Rafael Souza, para apreciação de replicas de Cerâmica Marajoara oriundas de localidades como: Icoaraci e Ponta de Pedras, desta forma, complementou-se o conhecimento adquirido em sala de aula.
O principal foco da produção desenvolvida pela turma 601 foi voltado para o design de painéis, quadros e ilustrações para objetos utilizando os padrões estéticos dos desenhos marajoaras possibilitando assim uma melhor interação com o estilo. Alguns desenhos estudados foram aproveitados para ilustrar os instrumentos da Banda Marcial da escola.

Vaso baseado no estilo Marajoara
Replica de uma Urna Funerária
Pulseiras com Ornamentos Marajoara
(Maxuel e Rennerson)
Os alunos das turmas 701 e 702 desenvolveram pesquisas de campo sobre as manifestações do Boi Bumbá na área urbana e rural. Tal estudo foi cuidadosamente orientado pelo professor responsável que coordenou sobre os processos de entrevista (abordagem, posicionamento, tratamento), elaboração de questionário (coerência, coesão e estrutura) e compilação dos dados em manuscritos e impressos. A turma 701 dividiu-se em 3 equipes, cada uma ficou responsável por um Mestre Popular, estes foram: Mestre Damasceno, Mestre General e Mestre Raimundo (Pau-que-Ronca), todos residentes na sede municipal.


Mestre General
Equipe responsável em entrevistar Mestre General
(Hevelyn, Djanany, Ms General, Samila, Eva e Jennifer)
Alunas da Turma 702 expondo suas pesquisas para os demais alunos.

Profº Rafael Souza
(Artes)



Nenhum comentário:

Postar um comentário