terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como funciona o computador?

ENIAC - Primeiro Computador Eletrônico

O computador é constituido de duas partes: o Hardware (parte física) e o Software (parte lógica).
O Hardware é toda a parte eletronica que engloba os dispositivos de entrada, saida e processamento como: Monitor, Teclado, Mouse, Mémoria, Processador, liquidificador e etc...
O Software  é a parte lógica, a alma, a parte viva, a parte pensante, sem o software o hardware não sabe o que fazer, não presta pra nada. Nesta categoria se encontra: Bios, Firmware, Sistema Operacional, Aplicativos tudo que funcione no ambiente virtual.
A maquina interpreta nosso mundo em codigo binário que é um sistema numérico que utiliza apenas dois algarismos: 0 e 1.
Dentro do mecanismo eletronico este 0 e 1 são equivalentes as voltagens 0.5v e 1.5v e chamamos de bits que é a menor unidade de dados, uma especie de partícula digital.
Tudo que vemos no computador (letras, números, cores, sons e etc) e representado por um conjunto de 8 bits que chamamos de Byte. Por exemplo a representação binária do número 15 é: 00001111.
O processador e responsavel pelos calculos matemáticos e sua velocidade depende da frequencia de trabalho ao qual ele foi projetado para operar, que é representada pela unidade Hz (Hertz).
Um processador com frequencia de 2GHz consegue fazer 2 milhões de calculos por segundo, mas esta peça é apenas uma parte antes do dado chegar aos dispositivos de saída (monitor, impressoras, caixas de som).
Por hoje tá bom depois eu falo mais. Aproveite para se instruir pois computador não tem vida, ele faz aquilo que o usuario manda.

Profº Rafael Souza.
Disciplina Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário