quarta-feira, 6 de abril de 2011

CÍRCULO RÍTMICO

Olá, hoje vou postar minha primeira dinâmica musical espero que está postagem seja bastante utíl pra quem trabalha com musicalização ou pretende se divertir fazendo musica.
Apelidei a dinâmica de "Circulo Rítmico", e me foi concebida através da "santa improvisação das horas de aperto" {risos}. Numa manhã de sábado, pelo segundo ano na escola em que trabalho, fui para o primeiro ensaio com os integrantes da banda escolar "crente" que os instrumentos estavam fora do deposito e disponíveis para ensaio. Páaaa! Eis que veio a surpresa: não estavam {risos}. E agora o que fazer? Os meninos estavam empolgados e alguns deles eram novos na banda e não eram da minha turma de arte do ano anterior portanto não tive a oportunidade de trabalhar musicalização com eles. Precisava matar dois coelhos numa cajadada só? Peguei um giz e fiz um circulo no chão e dividir esse mesmo em quadro pedaços, depois montei quatro grupos misturando alunos de diferentes faixas etárias e experiências musicais. Fiz um pequeno resumo das práticas musicais dando importância a troca da figura musical por uma palavra em que a divisão silábica seja equivalente a divisão de tempos da figura musical em questão.

Depois dessa etapa desenhei uma figura e sinais de dinâmicas para cada grupo do círculo executar apenas quando meu braço apontasse para o grupo. Minha posição era fixa no centro do círculo e minha função era de reger a brincadeira. Claro como estamos lidando com musica, pulsos regulares, apontando o braço nos tempos corretos. Antes de iniciar fixei uma seqüencia rítmica na mente fazia a contagem e dava sinal livre para a brincadeira substituindo os instrumentos musicais pelo corpo dos jovens músicos ali presentes.
Repare nesse gráfico ultra-moderno (kkk) a disposição da brincadeira. Ao final da seqüencia rítmica os grupos trocam de lugar no sentido anti-horário.
Para ficar cada mais divertido, a cada recomeço da seqüencia rítmica aumenta-se a velocidade da mesma. A figuras de dinâmicas são executadas ao mesmo tempo pelos grupos correspondentes a elas e iniciadas pelo regentes com os dois braços abaixo do joelho e elevando-se acima da cabeça "posição de louvor".
Seqüencia utilizada na dinâmica

Para a pausa utilizei como sinal os dois braços recolhidos com as mãos próximas a cintura.   As figuras só podem ser executadas com o movimento de braço do regente, pra quem quer perder peso é ótimo.

Isso é o sinal da pausa.

Sinal de execução das figuras utilizando palmas. O braço deverá ser direcional ao grupo que vai executar a figura musical.
Essa atividade ajudou os meninos a fixarem a noção de pulso, ritmo e algumas figuras rítmicas básicas em bandas de percussão, fora o divertimento dos "gurís" {risos}. Bom por hoje é só mas você pode contribuir incrementando idéias a essa dinâmica ou compartilhando experiências de musicalização aqui no blog, abraços...